7 em cada 10 crianças morrem por acidentes, como a Escola pode auxiliar a mudar estes números?

Isso mesmo, segundo o DATASUS 70% das mortes em crianças são “meros” acidentes, ou seja 30% são doenças. Se somar todas as doenças como pneumonia, câncer, coração, infecções, COVID… todas representam 30%.

Não podemos classificar que todo o acidente é uma fatalidade (causado por força maior), infelizmente muitos dos acidentes são causados por descuidos, onde se observado a falha e agir com a prevenção 90% dos casos poderiam ser evitados.

Vamos classificar o descuido de duas formas: Ambiental e Supervisão.

Descuido ambiental é quando comprovadamente o ambiente apresenta riscos e não houve intervenção para eliminar ou reduzir o risco. Vamos usar o exemplo do corrimão na escada, em uma eventual queda, o simples fato de não haver corrimão ou estar posicionado de maneira incorreta já é constatado descuido, o que pode gerar penalidades à Instituição. 
“Os corrimãos devem ser instalados em rampas e escadas em ambos os lados, a 0,92 m e a 0,70 m do piso, medidos da face superior até o bocel ou quina do degrau (no caso de escadas) ou do patamar, acompanhando a inclinação da rampa. Devem prolongar-se por no mínimo 0,30 m nas extremidades.”  ABNT NBR 9050:2020

Observe todos os locais na escola que ofereçam algum tipo de risco e providencie as medidas de seguraça cabíveis à ele, se não for possível mudanças ambientais neste local, então a supervição precisa ser constante.

Descuido por falta de supervisão caracterizado por ausência do responsável, ou maior demanda do que o suportado para o cuidado, ou por exemplo um profissional com 20 crianças no parque.

Quando o ambiente atende as normas e a supervisão se faz presente, a Instituição tem segurança até mesmo para comprovar que no caso de acidente e/ou fatalidade havia todo recurso e instrução necessária para enfrentar o momento.

Conheça a classificação de mortalidade no Brasil entre crianças de 0 – 14 anos.😣

  1. Trânsito 30%
  2. Afogamento 26%
  3. Asfixia 24%
  4. Queimaduras 6%
  5. Quedas 5%
  6. Intoxicação 3%
  7. Outros 6%

Ao conhecer melhor as estatísticas por faixa etária, conseguimos atentar para o nosso público, a fim de desenvolver um ambiente social mais seguro para todos.

A cultura de ensinar sobre os riscos também para as crianças é um grande facilitador do cuidado, aumentar a conciencia faz o ambiente ser mais seguro para todos.

Dica do dia: Converse com os seus alunos sobre os riscos de acidentes, deixem eles apontarem os lugares que podem se machucar e assim ensinem o que não fazer nesses locais.

Nós acreditamos que a prevenção e a concientização salvam vidas, estamos empenhados para que esses números diminuam, e você?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preciso de ajuda? Converse conosco