Prevenção de acidente escolar

Em nossos Treinamentos de Primeiros Socorros nas escolas quando perguntamos para a equipe escolar se dentro do colégio fazem prevenção de acidentes, ouvimos um sonoro, Simmm!!!🥳  

Quando damos continuidade nos questionamentos e perguntamos como eles desenvolvem a prevenção de acidentes no ambiente escolar, na grande maioria das vezes a resposta é, “gritando com os alunos para não correr”.😥  

Só um ponto aqui, gritar não é prevenção, já é uma ação.  

A Lei sempre irá cobrar que temos que nos antever aos acidentes e isto deve ser sempre comprovado, dentre as Leis, pemos a Lei 13.722 (Lei Lucas), então como podemos comprovar isto?

Realmente através da prevenção!  

E como fazer a prevenção realmente efiz para o cenário escolar?  


Usamos muito uma frase nos nossos treinamentos que é assim “SE É PREVISÍVEL, É PREVENÍVEL”.


Tudo que conseguimos prever, conseguimos prevenir, seja eliminando o risco ou reduzindo o risco.

Faz sentido?🤨  

Costumamos classificar a prevenção em 3 grupos, Geral – Segmentado – Individual  

👉Prevenção Geral é aquela que basicamente a Lei cobra, exemplo: trocar o filtro da caixa d’água, brigada contra incêndio, limpeza, até o treinamento em primeiros socorros é geral, pois é Lei. Então a prevenção geral está ligada as obrigações.  

👉Prevenção segmentada está ligada a algo específico para determinada turma ou idade, exemplo de proteções especiais para trocador, piso anti impacto, proteção em portas, como que determinado grupo desce a escada, qual o padrão para usar os brinquedos, entre outras. Aqui já estamos falando de algo além, mais profundo no zelo pela segurança e na padronização das ações dos colaboradores com os alunos em grupos.  

👉Prevenção individual é a preparação para acolher e cuidar do indivíduo, conhecendo as limitações e necessidades de cada aluno. É se preparar para cuidar caso tenha uma doença ou necessidade específica, conhecendo os sinais e sintomas que podem apresentar para antever a qualquer intercorrência. Exemplo de uma criança com refluxo, é saber quais alimentos pioram o refluxo, se toma alguma medicação, qual a posição para esta criança dormir, quais os sinais de refluxo que pode apresentar. Lembre-se se é previsível que este aluno tenha refluxo (broncoaspiração) na escola, o que foi feito de prevenção quanto a este risco? É isto que a Lei irá cobrar.  


Se é previsível, é prevenível, isto que deixa os alunos seguros, a escola protegida e os pais encantados.  

Uma família que vê a preocupação com a vida de seu filho não troca de escola por nada.  

Prevenção é algo que deve ser comprovado, é isto que isenta a instituição de qualquer risco de imprudência ou de omissão.

É saber que antes de qualquer acidente já havia um plano elaborado para este caso.  

E aí, me conta, faz sentido?🤨  

Até o próximo🤔
Por: Eric Amorim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preciso de ajuda? Converse conosco